O bairro de São Francisco recebeu, nesta quarta-feira (25), uma ação integrada de Zeladoria Urbana da Prefeitura de Niterói que contou com a participação das Secretarias Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Saúde, Ordem Pública (Seop), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Administração Regional de São Francisco. As equipes são compostas por assistentes sociais, educadores, enfermeiros, agentes de segurança, limpeza e conservação. A operação visa oferecer acolhimento para as pessoas em situação de rua e organizar o espaço urbano e contou com cerca de 50 funcionários da gestão municipal.
As equipes estiveram em dois pontos do bairro na Zona Sul da cidade. O entorno da praça do Skate Park e a calçada da agência da Caixa Econômica Federal foram os focos da ação desta manhã. Um rapaz de 44 anos aceitou ir para o acolhimento municipal e dois foram atendidos pela equipe do Samu. Niterói conta atualmente com 70% de ocupação nas mais de 350 vagas de acolhimento na cidade.
Durante as ações, os utensílios deixados nas calçadas são recolhidos. Os objetos pessoais são embalados separadamente e levados para um depósito público e as pessoas em situação de rua podem solicitar a devolução na Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária.