A niteroiense Zélia Duncan fará o show de encerramento do festival
Após o sucesso da primeira edição, o Festival Marazul retorna para encher Niterói de arte e cultura! Com o tema “Niterói 450 anos de música”, a festividade leva para o circuito cultural da cidade uma ode à história dos grandes hits e músicos locais. A Fundação de Arte de Niterói promove, entre os dias 10 e 15 de outubro, shows, bailes e rodas de conversa sobre os ritmos que marcaram gerações no município.
Desde o pop e o reggae, aos bailes dos anos 1960, passando pelo samba e o Clube da Esquina, o Marazul terá uma programação abrangente para alcançar todos os gostos e faixas etárias. Os shows musicais trarão grandes nomes da cena local e nacional como Zélia Duncan, Flávio Venturini, Os Lobos, Engenho Roots, Theo Kant, Cássio Tucunduva, Júlia Vargas, Marcos Sabino, Daíra, Yuri Corbal, Thalita Pertuzatti, Taryn Szpilman e muito mais.
“Nossa ideia para 2023 foi homenagear símbolos da nossa própria história. Vamos prestar tributo a nomes como Arthur Maia, Speed Freaks e Ismael Silva, ao mesmo tempo em que reconhecemos manifestações culturais que marcaram a memória afetiva dos moradores, como os bailes que eram realizados no Clube Central nos anos 1960. Tudo isso agregando a nova geração de artistas que floresce em Niterói”, disse Marcos Sabino, idealizador e curador do projeto.
Os shows acontecem em palcos temáticos espalhados por diversos pontos da cidade: Barreto, Icaraí, Centro, Fonseca, São Francisco e, o principal, em Piratininga.
A abertura do festival (10) será marcada com o talk show “Niterói – Sucessos do Vinil ao Streaming”, na Sala Nelson Pereira dos Santos. Será uma roda de conversa com Chris Fuscaldo, Fernando Brandão, Mayrton Bahia, Chico Batera, Marcos Sabino e Ricardo Schott. Juntos, eles vão debater sobre hits que alcançaram proporção nacional na voz de niteroienses. Quarta e quinta-feira (11 e 12) serão marcados por shows de pop (Icaraí) e reggae (São Francisco). A sexta-feira (13) começa com “Nos Tempos dos Bailes do Clube Central”, show nostálgico com a banda Os Lobos, no Campo de São Bento.
No sábado (14), a programação inclui apresentações de rock, rap, mpb (Fonseca), homenagem a Arthur Maia, Francisco Frias e Dino Rangel, com Claudio Infante e banda (participações de Giovana Adoracion e Chico Batera) e, como destaque no palco Marazul, em Piratininga, show de Flávio Venturini.
O domingo (15), último dia da festividade, começa com samba no Horto do Barreto, às 10h. Na parte da tarde, o palco Marazul recebe o show “Niterói Toca Raul” com Rick Ferreira e banda (participações de Marcos Sabino, Cássio Tucunduva, Júlia Vargas, Daíra, Yuri Corbal, Jan, Tavinho Torreão, Carlos Tatoo, Adriana Ninsk, Taryn Szpilman, Jú Rosário e Ithamara Koorax). No mesmo local, Zélia Duncan se apresenta e encerra o festival.