Niterói deu início à extensa programação da campanha do Outubro Rosa, que reúne ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença. O lançamento foi feito pelo prefeito Axel Grael, neste domingo (01), no Reserva Cultural, em cerimônia que contou com a apresentação da Orquestra de Cordas da Grota. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.
“É fundamental usarmos essa extensa programação para comunicar a cada niteroiense a importância de realizar os exames preventivos, porque estamos falando de uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento”, destacou Grael.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e instituições da sociedade civil – organizou uma extensa programação, com diversas atividades como palestras e rodas de conversas nas unidades de Saúde e em locais públicos do município ao longo do mês de outubro.
Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias. O município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou que as ações do município contra o câncer de mama e colo de útero vêm apresentando resultados.
“Com a implantação do Programa Niterói Mulher, o município zerou a fila de espera da regulação por cirurgia de câncer de mama e colo de útero. Foram mais de 300 cirurgias realizadas no Hospital Oceânico. Hoje, com a ampliação das ações, Niterói garante a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, dando o suporte necessário a cada uma delas”, afirmou.