Representantes do setor de petróleo e gás, da pesca e de atividades portuárias de Niterói viveram um momento histórico e esperado há mais de 30 anos nesta segunda-feira (18): o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e secretário Executivo, Rodrigo Neves, assinaram o contrato para a execução da tão sonhada obra de dragagem do Canal de São Lourenço.
A intervenção, que começará em dezembro, após a execução do projeto básico de engenharia, será executada pelo Consórcio Fluminense, vencedor da licitação (formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda). A obra terá investimento de cerca de R$ 138 milhões, por parte da Prefeitura de Niterói, e previsão de término em até 15 meses.
“Estamos falando de um dos maiores licenciamentos ambientais da história do estado. É uma intervenção que vai alavancar a indústria naval e de pesca, gerando emprego e renda para nossa cidade e fazendo a economia girar em todos esses setores”,explicou Axel Grael.
O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7m para 11m a sua profundidade (calado), o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.
“Estamos organizando uma agenda com o governo federal, porque sabemos que a política da indústria naval tem muito a ver com políticas macroeconômicas e vamos sentar para conversar sobre o setor naval e off shore”, afirmou Rodrigo Neves.
Já Wilson Coutinho, diretor do Porto de Niterói, disse que será o aprofundamento de um trabalho realizado no local desde a sua inauguração, em 1925.
“Temos a expectativa de, após a dragagem, aumentarmos em até mais de 30% a médio prazo as nossas atracações e serviços portuários. Nos últimos 15 anos já tivemos um aumento com duas mil atracações por anos após um período de estagnação na década de 70 e agora temos um fator exponencial de crescimento”, frisou.