Niterói ganhou destaque no 8º Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto “10 anos do Plano Niterói que Queremos: Articulação das estratégias de curto, médio e longo prazo através do Sistema de Planejamento Integrado do Município” ficou em segundo lugar na categoria subnacional no eixo “Planejamento Estratégico e Orçamento Orientado para Resultados”.
“Esse novo prêmio internacional reconhece o trabalho que colocamos em prática na última década, tendo como base um planejamento focado na gestão pública centrada em metas e resultados, atendendo às demandas de uma sociedade cada vez mais consciente de seus direitos. Sigamos em frente por uma Niterói cada vez mais sustentável, inovadora, transparente e socialmente justa”, declarou o prefeito Axel Grael.
O prêmio do BID é organizado pela Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpDR). O projeto premiado apresenta como o município foi construindo ferramentas inovadoras e arranjos institucionais sólidos para promover um planejamento municipal eficiente e focado em resultados.
O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, destaca que o prêmio é um reconhecimento do esforço do município ao longo da última década, empenhado no compromisso com a população.
“Uma das razões do êxito de Niterói é a continuidade das políticas públicas e o pensamento e planejamento das políticas públicas de curto, médio e longo prazo, consubstanciado no Plano Estratégico Participativo. Isso foi fundamental para a melhoria da gestão pública e para que tirássemos do papel projetos esperados há décadas pela população de Niterói. Esse prêmio nos dá ânimo para um novo ciclo de planejamento para os próximos dez anos”, afirmou.