A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói incluiu como grupo prioritário para vacinação contra o HPV homens e mulheres vítimas de violência sexual, que ainda não foram vacinados. A faixa etária contemplada é de 9 a 45 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
“A imunização contra o HPV para esse grupo é uma estratégia importante para o enfrentamento do vírus. A vacina está disponível na rede ambulatorial e é fundamental que a vítima de violência sexual, que não tenha sido vacinada anteriormente, procure a unidade mais próxima”, destacou Anamaria Schneider, secretária de Saúde de Niterói.
O município disponibiliza a imunização contra o HPV nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família. Caso o primeiro atendimento seja realizado em um hospital, a vítima será encaminhada, com receita médica, à unidade de saúde básica mais perto de casa para iniciar ou completar o esquema de vacinação do HPV.
As pessoas previamente vacinadas, com esquema completo, não necessitam de doses suplementares. Aquelas com esquema incompleto devem receber as doses necessárias para completar seu esquema vacinal. O HPV, Papilomavírus Humano, é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e está associado a casos de câncer do colo do útero. A vacina é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos da doença.