O POP – Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis –, na Região Oceânica, ainda mesmo antes de, totalmente entregue à população, já é uma das grandes opções de lazer e de Turismo da cidade de Niterói. Desde que, parte dele foi inaugurado, famílias de outras cidades, turistas e, principalmente, os moradores do entorno da lagoa de Piratininga, desfrutam de uma estrutura pronta para um passeio contemplativo onde caminhando ou pedalando – do Recanto Carlos Boechat até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá-, avistam-se mirantes para admiração da fauna e flora locais, aparelhos apropriados para atender também pessoas com necessidades especiais e se exe rcitar, além de quadras de esportes, estas anexas ao Centro de Esporte e Lazer – Ilha do Tibau.
O projeto POP Alfredo Sirkis consiste em um parque público às margens da lagoa de Piratininga onde a prioridade é o aproveitamento da natureza com soluções que aproximem turistas, visitantes ou moradores ao meio natural, mesmo que localizado tão perto de um ambiente urbano.
José Pereira, morador de Piratininga, aproveita suas manhãs pedalando pela área da ciclovia.
“Adoro pedalar aqui! Depois da obra ficaram muito bons meus passeios matinais. Me exercito e posso olhar essa grande área verde todos os dias”, afirmou.
O POP Alfredo Sirkis terá em toda sua extensão: 35.290 metros quadrados de jardins filtrantes; quatro píeres de contemplação e seis de pesca; 10,6Km de ciclovia integrados ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica; Dezessete áreas de lazer; um Centro Ecocultural com 2.800 metros quadrados, três mirantes e 8,3Km de vias de tráfego misto.
Para o presidente da Neltur, André Bento, as obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Niterói, tanto na Orla de Piratininga como na Ilha do Pontal, transformam Niterói cada vez mais voltada para o turismo de preservação ambiental, o Ecoturismo.
“Com seus jardins flutuantes e as paisagens cinematográficas vistas pelos mirantes , a cidade assume sua vocação de apelo turístico”, destacou Bento.