Águas de Niterói, concessionária do Grupo Águas do Brasil, e a Prefeitura de Niterói receberam, no dia 9 de agosto, o prêmio ‘Casos de Sucesso e ESG’ do Instituto Trata Brasil, na categoria ‘Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento’. O diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, e o prefeito de Niterói, Axel Grael, participaram da solenidade, que aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e contou com a presença de representantes do setor de saneamento. Niterói ocupa, hoje, a 1ª posição do estado e a 4ª do país em relação a saneamento, segundo o Ranking 2023 do Trata Brasil.
Niterói também foi destaque em um painel que abordou os investimentos realizados no município, que proporcionou a evolução no Ranking de Saneamento. A cidade subiu 19 posições em comparação ao ranking anterior, indicando que a infraestrutura dos serviços básicos é uma das prioridades de Niterói. Essa evolução ocorreu, em grande parte, devido ao programa de redução de perdas da Águas de Niterói, o Água de Valor. Por meio do programa, a concessionária alcançou o índice de menos de 25% de perdas de água, evoluindo constantemente na qualidade do serviço prestado à população niteroiense.
“Ao longo dos 23 anos de atuação da Águas de Niterói com o município, a concessionária investiu mais de R$ 1,3 bilhão no saneamento da cidade. Os resultados que vemos hoje são consequência deste investimento, da gestão e da parceria de uma concessionária privada prestadora de serviço público com o município e a agência reguladora”. – Bernardo Gonçalves, diretor da Águas de Niterói.
Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu.
Hoje, a concessionária atende com água tratada 481 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a qualidade de vida da população. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para os atuais 95,5%.