Passeio guiado revela os segredos da formação do bucólico bairro às margens da Baía de Guanabara
Com previsão de tempo firme, este domingo (06) em Niterói será oportuno para quem gosta de História e não dispensa vistas incríveis. O Walking Tour em Jurujuba, enseada localizada na extremidade leste da entrada da baía da Guanabara, revela ruas bucólicas e segredos da formação do bairro em torno da vila de pescadores.
“Jurujuba tem como principal via de acesso à Avenida Carlos Ermelindo Marins que atravessa quase todo o bairro. Embora próximo aos grandes centros urbanos, preservou o ar de cidade do interior e não obstante crises econômicas e sanitárias, Jurujuba parece tão resiliente quanto os mexilhões que lá vivem”, adiantou Alex Faria de Figueiredo, guia responsável pela caminhada.
De significativa importância histórica e cultural, Jurujuba hoje tem uma dinâmica comercial própria, com bares e restaurantes de frutos do mar, clubes náuticos, uma comunidade pesqueira orgulhosa e devota de São Pedro. A Ponta de Jurujuba conta com paisagens de tirar o fôlego, onde o azul do mar e o verde das montanhas se encontram.
O Walking Tour começa às 09h, com ponto de encontro na pracinha em frente à fábrica de sardinhas atlântico, na Avenida Carlos Ermelindo Martins, em frente ao ponto final do ônibus 33. O percurso passa pela fábrica de cervejas Malteca e termina no tradicional bar Palitu’s, que serve petiscos. A contribuição é consciente e as reservas podem ser feitas pelo telefone (Alex Faria de Figueiredo: 21 98087-2675).