O Novo Mercado Municipal de Niterói trouxe centenas de lojas, milhares de produtos e também diferentes sotaques para o histórico prédio na Avenida Feliciano Sodré, no Centro. É o caso da Budega, que trabalha com produtos finos do Nordeste. Sucesso em Petrópolis com apenas dois anos de existência, a loja desceu a serra e abriu sua segunda unidade no mais recente grande empreendimento da cidade.
A proprietária Maria do Socorro Feliciano, paraibana orgulhosa de sua terra natal, contou um pouco sobre seu negócio.
“Desde o início da criação da marca, nós trabalhamos toda a nossa estrutura em produtos finos do Nordeste. A gente faz uma curadoria criteriosa do que há de melhor em cada região para trazer para vocês, do Sudeste”, disse.
E quando Socorro fala em produtos finos não é só modo de dizer. O Bolo Cocada, por exemplo, é o grande sucesso da loja. Ele já foi eleito pela crítica gastronômica do Rio de Janeiro um dos 10 melhores do Brasil na categoria Regionalidade.
“Inclusive, com seis meses de loja, o bolo de cocada foi premiado pelo Troféu Cidade Imperial, lá de Petrópolis”, lembrou.
Além disso, a loja trabalha também com o tradicional bolo de rolo pernambucano, que é Patrimônio Cultural de Pernambuco, doces finos fabricados por uma família tradicional da Paraíba com 70 anos de história, castanhas de caju naturais, queijo coalho, carne de sol, doces em compota, manteiga diferenciadas e rendas finas do Nordeste (toda parte de mesa posta, como renda renascença, richelieu e labirinto). E para quem gosta de uma cachacinha de alambique, a Budega é o lugar certo. Fabricados na Paraíba, a loja conta com um dos melhores blends do mundo (venceu duas premiações internacionais).
A aceitação dos produtos da Budega na Região Serrana foi tão forte que a marca foi convidada a fazer parte do time do novo Mercado.
“Participei de um evento de empreendedores no ano passado no Rio de Janeiro e uma pessoa me procurou dizendo que a nossa marca tinha tudo a ver com o Mercado. Quando cheguei aqui fiquei encantada com a estrutura, com o estilo do prédio e essa iluminação natural maravilhosa”, comentou Socorro.
De acordo com a empresária, a escolha por abrir mais uma loja, e em Niterói, foi devido ao conceito inovador do Mercado Municipal que comunga com a proposta da Budega.
“Nenhum mercado municipal do Brasil tem o que o de Niterói tem. Já fui no de São Paulo, de Curitiba, de Belo Horizonte e alguns do Nordeste, mas nada se compara com o daqui. Eu diria que é um mercado alçado a categoria de shopping. Estão abrindo um precedente a ser seguido”, afirmou Socorro, que também fez questão de elogiar o responsável pelo empreendimento, o empresário Marcelo Viana. “Ele foi importantíssimo para esse novo conceito de mercado. Ele deu um toque de sofisticação ao espaço”.
A inauguração do Mercado Municipal e, consequentemente, da segunda unidade da Budega superou as expectativas de Socorro.
“Muita gente ficou surpresa e maravilhada com o que viu. Eles não esperavam tamanho bom gosto. Para quem ainda não conhece o Mercado Municipal de Niterói, venha e nos faça uma visita!”, convidou Socorro.