Ilha do Tibau ganha quadras de esporte, vestiário, brinquedos e mirante com vista panorâmica da Lagoa de Piratininga
Quem te viu, quem te vê. O ditado popular descreve bem as mudanças na Ilha do Tibau, um recanto que ficou abandonado por anos na Região Oceânica. A Prefeitura de Niterói está transformando o local em um polo de esporte e lazer, com infraestrutura para receber moradores e visitantes com duas quadras (uma poliesportiva e outra de futebol), vestiário, banheiros, ilha de ginástica para terceira idade, parque infantil, mesas e cadeiras e um mirante com vista panorâmica em 360º da Lagoa de Piratininga.
As obras estão entrando na reta final e fazem parte do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), o maior projeto em desenvolvimento no país a utilizar Soluções baseadas na Natureza (SbN).
“Este é um verdadeiro espaço verde compartilhado entre a população e a vida silvestre. Estamos preparando tudo não apenas para os moradores da região, mas também para visitantes, que poderão passar o dia na ilha. Além do mobiliário, a ilha passou por um paisagismo ecológico, um reflorestamento com 500 mudas de espécies nativas”, detalhou o prefeito Axel Grael.
No espaço havia um campinho de futebol construído pelos próprios moradores na década de 80 e o acesso era feito por uma ponte também feita por eles. Foi preciso limpar toda a área, que tem mais de 24 mil m2, e fazer o manejo da vegetação com muito cuidado. Uma nova ponte também vai substituir a anterior.