Chegou a hora de celebrar a união cultural entre Brasil e Portugal! Neste final de semana (22 e 23), a Fundação de Arte de Niterói (FAN) realizará mais uma edição da Festa Luís de Camões. A comemoração exalta a cultura lusitana e ainda adiciona uma pitada de festa junina à mistura. A Praça do Descobrimento, em Piratininga, vai ser palco de muita música, dança, atrações infantis e comidas típicas.
“Os costumes lusitanos estão presentes em Niterói desde a sua formação. A Festa Luís de Camões é o reconhecimento de uma comunidade ativa que mantém vivas tradições que fazem parte do que é ser niteroiense hoje. Também é nosso papel usar a cultura como meio para preservar a história. É uma alegria realizar esse evento”, disse Fernando Brandão, presidente da FAN.
No sábado, a programação começa na parte da tarde e será voltada para diversos públicos! Para as crianças, apresentações da Cia Graco (12h20), Trio Pirilampo (14h20), Palhaço Picuinha (16h20) e Bia Bedran (19h50). Representando a essência das tradições culturais, o grupo Concertinas (13h) apresenta danças típicas portuguesas e o conjunto Folia de Reis do Oriente (15h30) canta músicas sobre a viagem dos Reis Magos em busca do menino Jesus. Na parte da noite, Bebê Kramer (17h), Ceceu Valença (18h20) e o Forró do Kiko acompanhado de Marcos Sacramento (21h20) animam a Praça com muito forró.
No domingo, a criançada vai poder curtir a Cia Graco (12h20) e Violúdicos (18h) ao longo do dia. Numa mistura de costumes brasileiros e portugueses, o grupo Roseira D’Água (13h) apresenta brincadeiras e músicas típicas do Maranhão, o conjunto Carimbó da Pedra (14h20) traz um repertório carregado de referência paranaenses e o Rancho Folclórico dança e canta ao som de músicas lusitanas. Marcelo Mimoso (16h40), Maurício Paraxaxá (19h10) e Amelinha (20h40), dona dos sucessos “Frevo Mulher”, “Foi Deus Quem Fez Você” e “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa”, trazem o melhor do forró para a programação. O DJ Caju se apresenta integralmente nos dois dias de festa.