O filme “Salut, Mes Ami.e.s!”, que conta a história de um grupo de adolescentes que se despede do último ano letivo no CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, teve sua pré-estreia internacional no FEStin, um dos maiores eventos do cinema lusófono, que acontece até sexta-feira (07) em Lisboa, capital portuguesa. Em Portugal, o documentário dirigido por Liliane Mutti ganhou o título de “Olá, Malta (Salve, galera!)!”.
A secretária municipal das Culturas de Niterói, Julia Pacheco, comemorou o caminho internacional que a produção gravada na cidade está seguindo.
“Desejamos uma trajetória grandiosa a todas as produções realizadas com recurso do edital de Audiovisual, em especial ao filme “Olá, Malta (Salve, galera!)!” que através do festival leva nossa produção além de nossas fronteiras”, disse.
O filme mostra a rotina, os anseios, expectativas e angústias dos estudantes da única escola franco-brasileira pública e integral da América Latina, após dois anos de pandemia de Covid-19, de confinamento, tudo com uma dose de melancolia e apreensão, que precede a despedida da escola e o início da “vida adulta”. O documentário evoca uma reflexão espontânea sobre o rito de passagem desses jovens.