Niterói é diversa, com expressões artísticas construídas em diferentes territórios que, juntas, compõem a cultura da cidade. E a expectativa do setor, tanto para quem faz quanto consome arte, é de crescimento no próximo ano. A prefeitura, por meio da Secretaria das Culturas, vai injetar R$ 1,2 milhões para apoiar pontos com atividades artísticas espalhadas pela cidade. A quantia é 33% maior do que o investimento realizado no ano passado (R$ 900 mil). Atualmente, 12 pontos de cultura recebem financiamento municipal e esse número vai crescer nos próximos meses.
A secretária das Culturas de Niterói, Júlia Pacheco, disse que a manutenção do financiamento dos atuais 12 pontos de cultura acontecerá automaticamente mediante a avaliação da prestação de contas das organizações sociais. Como acontecerá a ampliação da rede é uma decisão que será feita coletivamente com agentes do setor.
“Vamos juntos fazer essa discussão, se usaremos a ampliação da verba para financiar mais cinco pontos de cultura, ou dois novos pontões, por exemplo. Seguiremos o caminho para atingir cada vez mais lugares e pessoas”, adiantou Júlia.
Pontos de cultura apoiados atualmente pela prefeitura:
· BemTV (Pontão)
· Campus Avançado (Pontão)
· Arte da Possibilidade – Gingas
· Associação para o desenvolvimento comunitário do Preventório
· Bloco Afro Cultural Olodumaré
· Centro de Estudos Afro Brasileiro Ironides Rodrigues
· Espaço Alternativo livre recreativo cultural Quilombo do Candongueiro e “Cordão Agoniza Mas Não Morre”
· Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Data Vênia Doutor
· Grêmio Recreativo e Cultural Garra de Ouro
· Instituto Mestrissimo Zezeu Capoeira Estilo Livre
· Reciclarte
· Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF)