Niterói passou a integrar a Organização de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), rede de governos locais autônomos e democráticos que atualmente cobre mais de 240 mil cidades, regiões e metrópoles e mais de 175 associações de governos locais e regionais em 140 países. A adesão foi realizada através da participação do município no Mercocidades, rede de cooperação horizontal integrada por cidades da América Latina.
O objetivo da adesão é que Niterói busque oportunidades para avanço em políticas públicas através de parcerias e da cooperação entre municípios da rede, além de participar de trocas de experiências e de boas práticas em fóruns internacionais.
“A ONU projeta que, até 2050, 70% da humanidade estará morando nos centros urbanos. Não à toa, as entidades internacionais, como a própria Organização das Nações Unidas, vêm dando mais espaço aos governos locais nos espaços de debate e decisão sobre políticas públicas. Nesse cenário de empoderamento dos municípios, é importante a formação de alianças para trabalharmos coordenadamente em direção a uma sociedade mais justa e sustentável”, explicou o prefeito de Niterói, Axel Grael.