As Bibliotecas Populares de Niterói são espaços repletos de conhecimento, cultura e arte, e são esses atrativos que aproximam os mais de 9,5 mil usuários cadastrados na rede até as prateleiras dos livros. O número é 21% maior que em 2021, quando havia 7,5 mil inscritos. São seis bibliotecas abertas, que já contabilizam mais de 11 mil empréstimos de obras. Leituras que despertam a criatividade, agregam sabedoria e abrem portas para o universo fascinante da literatura.
As bibliotecas ainda vão além das atividades de leitura, pesquisa e estudos. Elas se tornaram pontos de cultura, possibilitando a troca de experiências entre seus frequentadores. Essa nova concepção tem contribuído, cada vez mais, para aproximar a população e dar oportunidades para que anônimos, artistas e intelectuais compartilhem sua arte e conhecimento, incentivando o desenvolvimento da vida sociocultural da cidade e fomentando o prazer pela leitura.
“As bibliotecas são espaços diversos, múltiplos. É incrível saber que, além da leitura, conseguimos agregar conhecimento através de eventos, oficinas e apresentações artísticas, musicais e culturais. O nosso objetivo é que o usuário seja a peça-chave do sistema, e que não só frequente os espaços, mas pertença a eles”, declarou Bira Marques, secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME).
A gestão do sistema é feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET).