Oficialmente cidades irmãs, Niterói e Braga agora são amigas e parcerias na produção de cerveja. Com sete cervejarias já com Selo Cervejeiro, concedido pela cidade de Niterói, as produtoras que se adequaram aos requisitos do município agora começam a ter o seu produto internacionalizado. A Prefeitura de Braga convidou os cervejeiros de Niterói para participarem do Festival Hopem Braga Beer Festival na cidade portuguesa, no último final de semana.
O convite já é resultado do protocolo de intenções oficializado pelas duas cidades com o objetivo de fomentar negócios em comum nas áreas de gastronomia, tecnologia e turismo.
A cervejaria Malteca topou participar da rodadas de negócios e, junto com a cervejaria Letra de Braga, farão a fórmula de uma cerveja colaborativa em homenagem as duas cidades, celebrando e brindando a irmandade.
“A Malteca Cervejaria elaborou uma receita que será produzida colaborativamente na Cervejaria Letra, em Braga, utilizando café torrado pelo Café Couto, também de Jurujuba. Com o café traremos um toque de brasilidade para a cerveja, produzida a quatro mãos, com a Cervejaria Letra. É uma honra, como descendente de portugueses, reafirmar os laços entre Brasil e Portugal, representando nossa cidade”, destacou Tatiana Faustino, diretora da Malteca Cervejaria.
Para Marcelly Apolinário, presidente do Niterói Cervejeiro, esse é um momento muito importante para o setor.
“O fato da cidade ter sido convidada para expor o selo dando status a produção niteroiense abre caminho para as outras cervejarias da cidade e nos coloca ainda mais em evidência. A Malteca vai ser a primeira a receber o Selo após ter se habilitado através do portal da Seplag, que foi outra novidade criada pela Prefeitura para facilitar os produtores”, disse Marcelly.