Diego Ojeda faz arte com Vini Jr. e outros jogadores negros como alerta sobre preconceito racial
Por Alexandre Brasil
O publicitário e muralista niteroiense Diego Ojeda (@nadiemedicearte) fez um mural em Barcelona que chamou atenção de espanhóis e europeus na luta contra o racismo. No muro, em um bairro catalão, está estampada a imagem de diversos jogadores negros, entre eles a do jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, alvo constante de racismo na Espanha nos últimos anos.
A arte logo atraiu os olhares dos transeuntes e ganhou manchetes na imprensa espanhola. Não foi à toa que o “El Pais”, um dos principais jornais da Europa, fez uma matéria sobre o muro de Diego. Segundo ele, que mora em Barcelona há mais de cinco anos, o objetivo da intervenção é alertar sobre o racismo no mundo e não deixar a luta contra o preconceito racial somente na Espanha.
“Muito se fala do racismo aqui. Sim, infelizmente existe e temos que combater. Mas há racismo na Itália, na França, na Inglaterra e em diversos cantos da Europa. Por esse motivo também estão retratados jogadores como Eto’o, Balotelli e Hashford, que já passaram por essa covardia no qual o Vini Jr. passou”, disse Ojeda.
Não é a primeira vez que uma obra do artista ganha destaque pelo mundo. Em 2022, Diego aplicou sua técnica em “paste up”, popularmente conhecido como “lambe-lambe” no Brasil, em um estádio em Tânger devido à surpreendente campanha do Marrocos na Copa do Mundo.
Filho de mãe brasileira e pai chileno, Diego Ojeda já apresentou sua arte a céu aberto em paredes de Beirute, Nápoles, Paris e Varsóvia. Porém, confessa desejar um dia fazer um mural em Niterói.
“Adoraria fazer em um lugar com alcance visual potente como o Caminho Niemeyer, por exemplo, e dar esse presente para minha cidade natal. Seria ótimo que fosse este ano em que diversas comemorações estão programadas para o aniversário da cidade, mas será difícil. Se não rolar agora, quem sabe em 2024?! Ficaria muito feliz!”, finalizou.