Em maio, o boêmio bairro de São Domingos será a meca do jazz graças a dois restaurantes da região, que resolveram abrir suas portas para esse estilo musical, surgido em Nova Orleans, nos EUA, e com fãs no mundo inteiro. O Bistrô Reserva e o Estúdio Onze Botequim vão receber renomados músicos com o objetivo de trazer um ambiente acolhedor para os amantes do jazz na cidade.
Admiradores da música instrumental destoam dos frequentadores dos bares que oferecem shows de samba e pagode. Mais experientes e exigentes, consideram que a dominância de um só ritmo não é exatamente harmônica. E seguem em busca de uma trilha sonora para suas noites de outono.
Por esse motivo, o Estúdio Onze, localizado na Praça da Cantareira, escolheu às terças-feiras para as noites do “Jazz em Tempos Alucinógenos” com o Mac Willian Quarteto, que tem Mac Willian na bateria; Lancaster no baixo; Ticão Freitas na guitarra; e Fernando Trocado no sax. Desde o início de 2023, o bar recebe a banda, porém, no último mês, o Onze teve que fazer uma pequena pausa nas atrações musicais devido à participação no concurso Comida di Boteco.
Para a felicidade dos fãs de jazz, o quarteto de Niterói volta a se apresentar no Estúdio Onze no próximo dia 09, às 20h. O líder do grupo, Mac Willian Caetano, já dividiu o palco com várias gerações do jazz brasileiro e tocou com artistas como Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Arthur Maia, Banda Vitória Régia, Ed Motta e João Donato.
Já o Bistrô Reserva, restaurante franco-brasileiro do Reserva Cultural, complexo de cinema e gastronomia da cidade, traz uma novidade: o “Pianíssimo Jazz”. Se mesmo no Rio de Janeiro pouco se ouve falar de espaços com piano acústico, Niterói vai ser, felizmente, uma nota dissonante. Nas noites das quartas, quintas e sextas de maio será possível resgatar aquela tradição da happy-hour ou do jantar com uma trilha sonora de qualidade.
E as atrações são de peso: às quartas e sextas às 19h é com o experiente músico Mauro Continentino, que trilhou por dezenas de casas de espetáculo e festivais pelo país em sua longa carreira musical. Às quintas às 19h, quem assume o piano é o seu filho mais velho Kiko Continentino, que divide palco e estúdio mundo afora com artistas como Milton Nascimento e que compõe desde 2015 o lendário grupo Azymuth.
As apresentações do Bistrô Reserva já se iniciaram e vão até o dia 26 de maio. O Estúdio Onze vai continuar com o jazz após esse mês.