Seis atletas de elite em maratonas percorreram os 42Km da prova, que acontece em 7 de maio, entre o Caminho Niemeyer e Piratininga
A 2ª Maratona de Niterói, que acontece em 7 de maio, terá novidades no percurso. Atendendo a um pedido dos atletas, a subida do Mirante de Camboinhas foi retirada da prova, com inclusão de novos trechos que passam pela ciclovia do Parque Orla de Piratininga. Para testar o tempo e as condições do percurso, seis atletas de elite, Carlos Mizael, Ricardo de Oliveira, Adriano de Araújo, Rafael Vieira, Marcelo Teixeira e Milton Bauer, que disputam maratonas nacionais e internacionais, foram convidados pelos organizadores do evento, percorreram e aprovaram o trajeto entre o Caminho Niemeyer e Piratininga, passando pela orla de Icaraí, São Francisco e Charitas.
“A Maratona de Niterói já faz parte do calendário do esporte nacional, reunindo atletas de várias partes do Brasil e de países vizinhos”, garantiu o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas.
A triatleta Karen Casalini, da 3A Eventos, empresa organizadora da maratona, explicou as mudanças no trajeto da maratona.
“Nós fizemos uma pesquisa com os atletas que participaram da maratona do ano passado e a maioria pediu para que fosse suprimida a subida no Mirante de Camboinhas. Eles optaram por um percurso mais rápido e com menor grau de dificuldade para o alcance de índices mais altos, que impactam no desempenho geral dos maratonistas”, explicou.
Pelo fato de a “pista” de competição margear, em sua maior parte, a orla da Baía de Guanabara, além da Lagoa e Praia de Piratininga, na Região Oceânica, vem sendo apontada como uma das mais bonitas do Brasil. E quem quiser participar da prova as inscrições vão até 27 de abril, pelo site www.maratonadeniteroi.com.br.