Nesta terça-feira (21), data em que se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e também o Dia Nacional das Tradições Africanas, foi organizada uma homenagem no auditório do Caminho Niemeyer, com a entrega de duas iniciativas em prol da luta pela causa negra: a Cartilha Antirracista e o Curso Online sobre Igualdade Social.
O curso é gratuito e ficará disponível na plataforma da Escola de Governo e Gestão de Niterói, a EGG. Para os profissionais da Educação, a carga horária é de 20 horas e engloba temas como legislações, práticas e pedagogias antirracistas no Brasil, com olhar específico sobre as relações étnico-raciais na escola, em particular na cidade de Niterói. Para os demais servidores, a carga é de 12 horas e aborda a igualdade racial na administração pública como a reserva de vagas para negros no serviço público municipal, entre outros temas. Já a cartilha trata de temas como racismo estrutural, legislação e combate à discriminação nas instituições, com dados sobre desigualdades e com a inclusão de normas e propostas para políticas públicas de igualdade racial. A cartilha ficará hospedada no site da Gira, a Gestão da Igualdade Social, da Universidade Federal Fluminense. A ideia é que, posteriormente, o conteúdo seja impresso e distribuído em escolas e órgãos municipais.
A subsecretária de Promoção da Igualdade Racial, Glória Anselmo, destacou a importância da iniciativa.
“Hoje guardamos o sentimento de mais um dever cumprido. Além de uma palestra potente, entregamos uma Cartilha Antirracista e dois cursos de formação para profissionais de educação e funcionários públicos. Valeu Zumbi!”, comemorou Glória Anselmo.