Niterói deu mais um passo importante para a revitalização do Centro da cidade ao anunciar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a realização de obras que vão integrar o Caminho Niemeyer com a região e urbanizar e requalificar uma área de 65 mil metros quadrados, onde funcionava um supermercado e que atualmente é utilizada como estacionamento.
O projeto prevê o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz, no Centro, até o Caminho Niemeyer. A área de 65 mil metros quadrados será ocupada por oito quarteirões que, no futuro, vão receber empreendimentos imobiliários residenciais com estabelecimentos comerciais nos térreos dos prédios. O conceito é a criação de uma nova área verde no Centro do município.
De autoria do escritório de arquitetura Burle Marx, o projeto ainda prevê a construção de um boulevard apenas para pedestres com 10 mil metros quadrados e 220 árvores. O boulevard será transversal às três ruas que serão prolongadas e vai cortar ao meio o espaço onde estarão os oito quarteirões. O investimento é de cerca de R$ 35 milhões.
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, ressaltou que a integração do Caminho Niemeyer traz questões relevantes para Niterói.
“A primeira é a revitalização de uma área abandonada da cidade. Hoje uma quadra de 65 mil metros quadrados tem um supermercado desativado, que funciona como estacionamento, que não cumpre função social. Com esse investimento, Niterói vai atrair novos moradores, novas moradias no Centro, transformando essa área em um novo bairro. O segundo aspecto é a integração do Caminho Niemeyer com a cidade. Essa grande quadra vazia hoje representa um bloqueio entre o Centro e o Caminho Niemeyer, que é um grande ponto de encontro, de lazer, um grande parque de eventos”, explicou o secretário.