Desde quarta-feira, as chuvas que atingem a cidade estão sendo monitoradas pela Assistência Social, Nittrans e Administrações Regionais, que têm equipes nas ruas para minimizar os transtornos aos moradores. Neste sábado (7), o município permanece em estágio de atenção e, até o momento, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos.
A Defesa Civil informa que, em 48 horas, choveu mais de 106% (cerca de 156 mm) do previsto, valor acima da média climatológica para todo o mês de janeiro. As regiões de Itaipu, Santa Bárbara, Maceió, Engenho do Mato e Várzea das Moças registraram os maiores acumulados pluviométricos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.
Operadores da NitTrans estão nas ruas, com aumento de efetivo, orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando desde a noite de ontem nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.