Niterói é o segundo município que mais emprega formalmente no Estado do Rio de Janeiro. Os dados divulgados pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados – Caged, tendo como fonte de dados do Ministério da Economia, apontaram que a cidade teve um bom desempenho se comparado a municípios situados no entorno geográfico sendo somente superado pela capital, Rio de Janeiro, que possui uma população economicamente ativa – PEA – dez vezes maior. Os dados divulgados pelo Caged registram saldo acumulado até o mês de outubro/2022 de 7.927 postos de trabalho no município de Niterói, decorrente de 55.926 admissões e 47.999 desligamentos.
Quanto às pessoas admitidas por gênero, foram de 24.597 mulheres para 31.329 homens no mercado de trabalho, enquanto o número de demissões foi de 21.860 e 26.139, respectivamente. Um bom resultado, visto que, as contratações superaram os desligamentos com saldos positivos.
“A cidade tem um perfil empreendedor e com segmentos de negócios de várias áreas que são muito promissores. Vemos com muito otimismo esses números que apontam, inclusive, um aquecimento em setores ligados à indústria naval”, explicou Lindalva Cavalcanti, subsecretária de Desenvolvimento Econômico.
Um dos grandes incentivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem sendo dado através do NAE – Núcleo de Atendimento ao Empreendedor – que é um espaço inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver, aprimorar ou iniciar negócios em Niterói. Além do coworking, o local também está abrigando a Casa do Artesão.