O prefeito Axel Grael defendeu, nesta terça-feira (08), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-27), no Egito, a importância das cidades nas ações de resiliência e na luta pela mitigação das emissões de carbono. No pavilhão de Inovação das Nações Unidas, Axel destacou o novo cenário político brasileiro e a importância da parceria entre as diferentes esferas de poder.
“A eleição do presidente Lula estabelece um novo cenário de diálogo e de combate às mudanças climáticas em nosso País. O Brasil retomará seu protagonismo internacional neste tema, que precisa se ratificar também como prioridade dos governos locais e da sociedade organizada”, disse Grael, que também é vice-presidente de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos, representando os 500 maiores municípios do País.
Durante o evento, que reúne representantes de 200 países na cidade de Sharm El Sheikh, Grael apresentou iniciativas de Niterói para resiliência, redução de desequilíbrio ecológico e requalificação urbana com soluções inovadoras baseadas na natureza. Ele citou investimentos da cidade em obras de contenção de encostas e mencionou o recém-inaugurado painel do IPCC municipal, uma plataforma de informações sobre mudanças climática, como parte das propostas de implantação de políticas públicas voltadas para neutralização de carbono e a ampliação de ações de preservação e sustentabilidade na cidade.
O prefeito (que teve ao seu lado o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, e a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo) destacou, em sua fala, a criação da Moeda Arariboia como um modelo inovador de transferência de renda e o programa Jovem EcoSocial, que promove a inclusão social de jovens.