Jorge Luiz Ferreira é morador de Piratininga há 25 anos e está comemorando a entrega da tão sonhada obra no calçadão. O local recebeu intervenções definitivas, com o objetivo de conter os constantes problemas que eram ocasionados pela ação do tempo, incluindo ventos e fortes ressacas. A obra teve um investimento de R$11,2 milhões, oriundos da Corporação Andina de Fomento (CAF).
Jorge Luiz Ferreira é proprietário do quiosque Pinguim, um dos comércios que vivia sempre à mercê de ação do tempo.
“Quando eu comecei a trabalhar aqui o calçadão caiu pela primeira vez. Desde então, ficávamos sempre esperando que chegasse uma obra definitiva como essa. Hoje temos a certeza de que estaremos seguros pois temos uma obra de qualidade. Podemos trabalhar em segurança e temos a certeza de que muitas pessoas virão aqui para conhecer e aproveitar o novo calçadão. É uma nova fase”, disse o comerciante.
A obra de recuperação incluiu a contenção de encostas de mais de 300 metros de extensão com cortina atirantada e a colocação de várias estacas hélices secantes abaixo do nível do mar para garantir que o calçadão permaneça intacto mesmo com os fortes impactos.
Além da reestruturação do calçadão, foram revitalizadas cinco escadas que dão acesso à praia. O espaço conta agora com novo paisagismo, canteiros, pergolados e gramado.
Atual campeão brasileiro master de bodyboarding, Gugu Barcellos treinou a garotada do projeto social e depois levou os novos atletas para conhecer o novo calçadão.
“O espaço vai ser bom para os pais acompanharem os atletas e com mais estrutura no calçadão estimular mais a prática de esporte”, afirmou.
O local ganhou também mais um posto salva-vidas para uso do Corpo de Bombeiros, no mesmo modelo de dois andares como os instalados nas praias de Itacoatiara, Camboinhas e Itaipu.