A Praia do Sossego, entre Piratininga e Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, foi classificada pelo júri nacional para receber o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. Um dos recantos mais belos da cidade está na lista de 22 praias brasileiras pré-aprovadas para ganhar o prêmio na temporada 2021/2022. A lista foi divulgada pelos organizadores na noite desta terça-feira (08). Em maio, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Rafael Robertson, assinaram o termo de compromisso do município para adesão ao programa internacional.
Os classificados terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. A divulgação final dos resultados será realizada em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul.
“Estamos muito orgulhosos com a classificação nacional da Praia do Sossego para receber a Bandeira Azul. Estar na lista que também inclui praias de diversas regiões do Brasil nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para a gestão sustentável deste paraíso da nossa cidade. Estamos investindo em melhorias de infraestrutura turística, acessibilidade e restauração ecológica. Vamos tornar a praia melhor para os turistas e niteroienses, além de mantê-la mais preservada e organizada para as atuais e futuras gerações”, explica o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Rafael Robertson.
O programa Bandeira Azul, credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco, é a maior premiação global dedicada à certificação da gestão de praias, marinas e embarcações de turismo que possuam um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema como um todo, incluindo marítimo e da Mata Atlântica que esteja no entorno.