Número de casos e menor pressão por leitos hospitalares fez indicador síntese baixar para menor nível desde fevereiro. Novas atividades serão permitidas na cidade
Niterói voltou, nesta semana, ao estágio amarelo do Plano de Transição para o Novo Normal. Depois de um mês de restrições mais intensas implementadas pela Prefeitura de Niterói no Período Emergencial de Prevenção à Covid-19, o indicador síntese de monitoramento do Município caiu para 9,00. Desde o dia 22 de março, a cidade vinha em estágio laranja, de atenção máxima, com o indicador chegando a 12,88 no início de abril. No dia 15 de abril, com a melhora apresentada pelos indicadores, a Prefeitura anunciou a autorização para reabertura gradual de serviços como comércio de rua, shopping centers, academias e salões de beleza.
A informação sobre a volta ao estágio amarelo foi divulgada pelo prefeito Axel Grael, que aproveitou para antecipar algumas atividades que serão retomadas na cidade. Neste sábado, dia 1º de maio, serão publicadas no Diário Oficial todas as atividades permitidas neste período com os respectivos horários de funcionamento.
Entre os exemplos citados pelo prefeito estão os quiosques, que poderão funcionar das 8h às 18h, os bares e restaurantes buffet e a là carte, das 11h às 24h. As feiras de artesanato também poderão retomar atividades e o comércio terá horário de funcionamento ampliado. As igrejas poderão abrir com ocupação de 30% da capacidade. O retorno das aulas presenciais será autorizado para todos os setores da educação.
“Nesta semana, após dias difíceis para todos, Niterói está retornando à bandeira amarela. A Prefeitura segue fazendo o máximo para proteger os cidadãos e a economia de Niterói”, destacou o prefeito Axel Grael.