Docente do Abel se destaca no TikTok com mais de 450k visualizações
Com a permanência do ensino remoto, os professores estão se reinventando para ministrar os conteúdos nas salas virtuais, deixando-os mais atrativos para os alunos. Esse foi o caso do docente de História do Colégio Abel, João Pedro Rangel Diniz, que por meio de uma iniciativa se tornou famoso na rede social TikTok.
Para segurar a atenção dos estudantes do 7º ano na aula sobre sistema feudal, o professor da Rede La Salle criou uma cidade virtual no famoso jogo eletrônico Minecraft.
“Para tornar esse aprendizado mais interessante, eu construí uma representação histórica de um feudo medieval nesse jogo eletrônico. Assim, eu consegui apresentar para eles em um mundo tridimensional, como era o local onde essas pessoas viviam, em um jogo que eles gostam muito. Dessa forma, conseguimos debater sobre vários aspectos da vida medieval, se aprofundando nas curiosidades que a turma apresentava”, explicou.
O que João Pedro, docente desde 2019, não esperava era o sucesso da aula. Um dos estudantes gravou parte da aula e postou o vídeo na plataforma TikTok, tendo até o momento mais de 450 mil visualizações. “Estou achando incrível essa visibilidade! Está sendo uma possibilidade única de poder inspirar essas práticas em outros locais e divulgar o trabalho. Agora estou construindo uma polis grega para usar nas aulas”, afirma professor, que disponibilizou o mapa da cidade medieval para download e uso para demais profissionais.
Essa não foi a primeira vez que o docente do Colégio Abel inovou na aula virtual. O professor é certificado pelo Kahoot!, programa que maximiza o conhecimento em plataformas digitais, qualificando e aperfeiçoando o aprendizado profissional.
“Eu aplico algumas propostas diferentes sempre que possível. Ano passado construí atividades de ficção histórica, onde os alunos criavam narrativas como se estivessem vivendo os eventos da História; no final das aulas sempre coloco QR Codes recomendando séries, jogos, filmes e vídeos que complementam a matéria; entre outros. Em 2019 fiz um Scape Room, junto com o professor Eduardo Levy, responsável pela tecnologia educacional do Colégio Abel, para ensinar Guerra Fria”, concluiu.