As obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, na Região Oceânica, entram em uma nova fase. Foi assinada nesta semana, pelo prefeito Axel Grael, a ordem de início para a segunda etapa de intervenções, que inclui toda a urbanização da área, com implantação de pavimentação e drenagem, praças e ciclovias. O parque contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.
O POP contará com píeres de contemplação e de pesca, áreas de lazer, quadra de esporte, brinquedos e academia de ginástica. O local ainda abrigará um museu. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído em setembro de 2022.
Um dos diferenciais do parque é a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.
“É gratificante ver esse projeto saindo do papel, contribuindo com soluções inovadoras e sustentáveis para a recuperação do sistema lagunar. O POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa”, afirmou Axel Grael.