Projeto de lei que incentiva o uso da ‘magrela’ é aprovado na Câmara e agora espera sanção do prefeito
O projeto de lei que institui a Semana de Incentivo ao Uso de Bicicleta e Respeito ao Ciclista de Niterói foi apresentado, nesta semana, pelo vereador Luiz Carlos Gallo (Cidadania). O objetivo da lei, que foi aprovada na Câmara dos Vereadores e aguarda a sanção do prefeito, é estimular o transporte cicloviário, assim como acontece nas cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana.
“O uso da bicicleta, além de ser uma prática saudável, traz benefícios econômicos quando utilizada como meio de transporte. Seu uso economiza recursos destinados à mobilidade urbana e também ajuda o meio ambiente com a redução de resíduos da combustão dos veículos”, disse Gallo.
De acordo com o texto, na semana das comemorações a Prefeitura de Niterói deverá desenvolver ações educativas, envolvendo a sociedade, voltadas para a orientação e conscientização da população sobre a importância e as vantagens do uso correto da bicicleta como meio de transporte sustentável.
Investir no uso de bicicletas não significa abrir mão de outras formas de transporte, mas de integrá-las a esses modais, com impacto positivo para todo o sistema de trânsito. Em Niterói observa-se que 50% das viagens são de curta distância, de um a três quilômetros. Exemplos cotidianos: ir à padaria, ao supermercado, à academia. São deslocamentos que podem ser feitos pedalando, desocupando espaço na rua. Assim, os trajetos que realmente têm que ser feitos de carro terão menos engarrafamentos.
As projeções indicam que a ciclovia na avenida Marquês de Paraná tem potencial de ampliar o fluxo de bicicletas que transita no eixo entre Icaraí e Centro em até 50%, resultando na redução de até 1 mil carros circulando diariamente nestas vias, gerando um considerável impacto positivo no trânsito. Ao prover a cidade de infraestrutura para bicicletas geramos benefícios para ciclistas e não ciclistas, através da redução do tráfico e da poluição ambiental.
No Bicicletário Araribóia, que completou três anos de funcionamento, temos hoje, cerca de 10 mil cadastros, este dado é um importante indicador de quão ciclável é uma cidade. Em breve, a malha cicloviária da Região Oceânica e o próprio Bicicletário Araribóia, passarão por ampliação.