Além do efeito explícito do novo coronavírus, o mundo também tem que lidar com suas consequências indiretas. Já se foi falado da crise econômica, da violência doméstica e, agora, o assunto abordado são os maus-tratos e abusos a cães e gatos, que teve um aumento no número de denúncias durante a pandemia. Nas últimas semanas aconteceu uma série de envenenamentos de animais domésticos em Maricá. O que ligou o alerta sobre o assunto em Niterói.
“Não podemos deixar crimes como esse contra animais ocorram em nossa cidade. Fiquem atentos e, qualquer suspeita, façam a denúncia”, alertou o coordenador do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos de Niterói, Marcelo Pereira.
A prática de abuso, maus-tratos ou atos que possam ferir ou causar sofrimento de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, é considerado crime ambiental. A pena é de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa (em caso de morte do animal, a pena aumenta).
Para fazer a denúncia procure a delegacia mais próxima. A 77º DP, de Icaraí, tem um número de telefone só para atender esse tipo de chamada: (21) 98596-7260.