As pessoas que estão abrigadas nos centros de acolhimento da Prefeitura e nos hotéis para a população em situação de rua têm mais uma opção de cultura e lazer: o Projeto Cine Acolhimento, onde são exibidos filmes e realizados debates com os pedagogos e assistentes sociais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Mariano, explica que o projeto leva cultura e lazer para os usuários, especialmente neste momento de isolamento social.
“Sabemos que, diante da complexidade do mundo em que vivemos, sobretudo das condicionantes sociais de um sistema político-econômico, as grandes desigualdades relacionam-se diretamente com a indústria cultural que é restrita, excluindo as camadas mais vulneráveis da população a possibilidade do acesso”, lembra a secretária. “No entanto, os cineclubes são espaços democráticos, educativos, políticos, sem fins lucrativos que contribuem na formação de público, porque não só estimulam as pessoas a assistirem como também promovem rodas de discussões”.
Ela destaca que promover a prática do cineclubismo nas Unidades de Acolhimento de Niterói reforça as normativas previstas pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009 e N.º13/2014) e, no momento atual de pandemia, é uma forma de que sejam desenvolvidas atividades que contribuam para a qualidade de vida e manejo do estresse e do ócio com atividades criativas, lúdicas, culturais e relaxantes.
“A primeira sessão do Cine Acolhimento exibiu o filme ‘Que horas ela volta?’, com a atriz Regina Casé, que traz uma crítica social que instiga a pessoa a reavaliar a sociedade na qual está inserida e serviu como base para debate após a sessão”, explica Flávia.
A escolha dos filmes que serão exibidos pode ser feita pelos próprios participantes ou a partir de uma curadoria, porém a seleção costuma ser de acordo com uma temática específica. As sessões acontecerão quinzenalmente, às sextas-feiras, até dezembro, no melhor horário de cada instituição.