Iniciativa traz cinco ações prioritárias, entre elas a inauguração do Novo Mercado Municipal e a dragagem do Canal de São Lourenço
A Prefeitura de Niterói lançou o Plano de Retomada da Atividade Econômica da cidade, que tem cinco ações prioritárias para iniciar o processo de recuperação econômica e geração de emprego e renda: a abertura do Novo Mercado Municipal de Niterói, a dragagem do Canal de São Lourenço, o fundo de crédito Supera Mais, o programa Morar Melhor Niterói e o programa e ecossistema de inovação, com edital voltado para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Com inauguração prevista para novembro, o Novo Mercado Municipal contará com 180 lojas. Em agosto deve ser aberto o período para locação das lojas que vão ocupar o espaço. A previsão é que em setembro seja concluída a reforma do prédio principal. A requalificação do entorno deverá ser finalizada em outubro e a abertura em novembro, no aniversário da cidade.
“É um projeto que vai gerar centenas de empregos e novos negócios. Além disso, teremos a requalificação do entorno, com um projeto paisagístico e urbanístico para a recuperação dessa região”, explicou a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer.
A dragagem do Canal de São Lourenço, iniciativa que faz parte do projeto Niterói PoloMar, plano de recuperação da frente marítima, é a segunda ação do Plano. A estimativa é que, após a dragagem, seja possível receber barcos com 11 a 12 metros de calado. Isso permitirá que embarcações que atuam na exploração, pesquisa e produção de petróleo de óleo de gás possam realizar operações logísticas nas áreas portuárias de Niterói. A projeção é de geração de 15 mil empregos no setor após a realização da dragagem.
“Isso vai ser um grande estímulo para o investimento em um setor que é uma vocação da cidade. Esse é um dos setores que, apesar da crise do país, vai continuar recebendo investimentos nos próximos anos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
Já o Morar Melhor Niterói, a intenção é realizar, ainda este ano, um projeto piloto do programa, que seria colocado em prática em 2021. A iniciativa consiste em melhorias habitacionais e sanitárias de habitações em comunidades.
O quarto vetor do Plano de Retomada da Atividade Econômica em Niterói é o Supera Mais. O programa vai garantir o acesso a crédito para microempresas e pequenas empresas com faturamento anual inferior a R$ 1 milhão de reais e profissionais autônomos e liberais.
A quinta agenda dentro do plano de retomada é um programa de inovação que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras instituições de ensino superior. O objetivo é fomentar a geração de ideias de negócio, aceleração e incubação de startups voltadas para as áreas de resultado contidas no planejamento estratégico Niterói que Queremos, com prioridade para Cidades Inteligentes e Inovadoras e para Economia do Mar.