Percentual de testagem é similar ao de países como Alemanha e Coreia do Sul
Niterói já soma mais de 30 mil exames realizados, o que coloca o município num patamar semelhante ao de países que tiveram sucesso no combate à Covid-19, como Alemanha e Coreia do Sul, e muito acima do resto do Brasil. Para se ter uma ideia, a média da cidade resulta em 60 testes por mil habitantes enquanto o país testa 2,28 a cada mil pessoas.
O trabalho de testagem começou em março, quando foram detectados os primeiros casos da doença na cidade. O número de pontos de testagem foi sendo ampliados e hoje o teste já está disponível em mais de 50 locais.
“Realizamos a testagem rápida para a Covid-19 nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do programa Médico de Família. Outra alternativa para a população é o sistema drive-thru, por meio do aplicativo Dados do Bem, que já conta com três pontos na cidade: Cafubá, São Francisco e Caminho Niemeyer”, disse o prefeito Rodrigo Neves, que finalizou sua fala com um alerta: “estamos fazendo a nossa parte para salvar vidas, mas precisamos da ajuda de todos: respeitem o distanciamento social e usem máscaras”.
Já Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde, lembrou que a Prefeitura adquiriu 50 mil testes rápidos e ressaltou que hoje a taxa de ocupação dos 292 leitos públicos da cidade exclusivos para Covid-19 está em apenas 30%.