Funcionários recebem equipamentos de proteção e álcool e gel e são monitorados diariamente
Desde o início do período de isolamento social a Prefeitura de Niterói vem adotando medidas de proteção para seus funcionários e para os contribuintes que precisam acessar alguma repartição pública municipal. Os cuidados se intensificaram esta semana, com o processo de transição gradual para uma nova normalidade. Por enquanto, apenas os serviços essenciais da administração pública estão funcionando. Nesses setores, funcionários considerados do grupo de risco foram afastados das atividades no início da pandemia ou estão trabalhando de casa.
Na sede da prefeitura, no Centro, foram instalados totens de álcool em gel e uma funcionária usa um termômetro digital para aferir a temperatura de cada pessoa na chegada ao local. Se alguém medir acima de 37 graus, é encaminhado a uma unidade de saúde municipal para atendimento médico. O local para a espera do elevador ganhou marcação no chão para garantir o distanciamento. Dentro dos elevadores, que agora transportam apenas cinco pessoas por vez, também há marcações no piso para que a distância seja mantida. Assim como nas ruas da cidade, o uso de máscara é obrigatório nas repartições e prédios municipais.
Nas instalações da área de Saúde os cuidados são ainda maiores. Afinal, esses locais recebem diariamente pessoas com sintomas da doença. A Fundação Municipal de Saúde capacitou todos os profissionais para enfrentar a pandemia e adquiriu Equipamentos de Proteção Individual para segurança dos trabalhadores. Na secretaria de Saúde houve readequação de funcionamento e escala de trabalho em alguns setores.
“Tomamos todas as medidas de segurança para nossos funcionários, não apenas das unidades de saúde, mas também do nível central. Realizamos as medidas de higiene e limpeza, mantendo um ambiente seguro para todos que frequentam a secretaria de Saúde e suas unidades assistenciais“, esclarece o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.