Niterói iniciou um plano de transição gradual para a nova normalidade. Neste primeiro momento, foi reaberta a janela para atividades como óticas, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, atividades da construção civil, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia. As regras de restrição de circulação e isolamento social serão mantidas até 30 de junho e continuam liberadas as atividades essenciais que estão em funcionamento nas últimas semanas, como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis.
Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Rodrigo Neves explicou que o plano de transição gradual para a nova normalidade foi desenvolvido por um grupo de trabalho, que contou com a participação de técnicos da Prefeitura e especialistas do meio acadêmico. De acordo com Rodrigo Neves, o plano é baseado na ciência e nas melhores experiências internacionais. E, para isso, foram levados em conta critérios como a taxa de transmissão da Covid-19 na cidade, taxa de letalidade e a retaguarda de leitos.
“Entre as medidas, destacam-se a sanitização de vias e comunidades, a testagem rápida da população, a abertura do centro de referência de quarentena, foco em vigilância epidemiológica, barreiras sanitárias, protocolo de aferição de temperatura, contratação de mais de 1.300 profissionais de saúde, ampliação de leitos, distribuição de máscaras e obrigatoriedade do uso deste equipamento de proteção nas ruas. Essas medidas achataram a curva de evolução da Covid-19 na cidade”, frisou ele.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, lembrou que será usado um sistema de cores para identificar estágios de combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. Os estágios terão as cores roxa (situação extremamente grave da pandemia, quando há a necessidade de lockdown), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.
“Com muita responsabilidade, cuidado e compromisso com a vida é que estamos vencendo essa batalha contra o novo coronavírus. Iniciamos, agora, uma nova etapa, uma nova fase da resposta. É importante dizer que o plano é uma medida de transição gradual para esse novo normal e vamos precisar nos acostumar com o sistema de cores que indicará em que estágio da doença estamos. Esse sistema de sinais de cores foi construído baseado nos indicadores da Saúde”, disse o secretário.