Temos vivenciado situações de visceralidade em diferentes pontos de vista, seja no campo cultural, político e mesmo por qualquer ato que nos desagrade. De sobremaneira, eclode um período de afirmação e, sobretudo, de imposição de opiniões que, sinceramente, são contrárias ao cenário que estamos passando. A internet e seus aplicativos virtuais trazem consigo uma eclosão de conflitos que não se limita somente ao território digital.
É natural que existam pensamentos diferentes, essa é a natureza dos metazoários. Devemos lembrar que “ser único” não significa “ser o único” e isso implica, indubitavelmente, em diversas possibilidades de construção de histórias de vida, pois cada um de nós compreende o significado da vida de modo muito particular – excelente colocação de um grande amigo do coração Clynton Lourenço Corrêa.
Viver é algo muito mais simples e ao mesmo tempo complexo, porquanto, vivamos em paz. O mundo pede paz, pede união, pela compaixão. É impossível que tal pandemia de COVID 19 não seja um divisor de águas no que tange as relações humanas.
Como médico, pai e amigo assusto me com o comportamento humano. Madre Teresa de Calcutá afirmava que sua contribuição era apenas uma gota no oceano de sofrimentos, mas que, se tal gota não existisse, o mar sentiria sede. Dedico essa crônica para toda a população de Niterói. Todos sabem que sou apartidário e Rubro Negro fervoroso. Todos sabem a notoriedade do meu amor pela Elizabeth Orsini, João, Bento, Vovó e a Cissa. Gostaria de enaltecer, sem qualquer viés político, o trabalho realizado pelo nosso prefeito. Alguns autores devem pensar. Duvidoso. Deve existir uma associação ! Não existe nada, somente parabenizar esse homem pelo trabalho que têm feito em prol da nossa população. Querido, continue mantendo barreiras, focado nos seus objetivos, sabendo cautelosamente manejar a quarentena. Continue seguindo em frente e saiba a hora de recuar. Continue sua jornada.
Marco Orsini MD PhD – Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Pós Doutor em Neuro-Psiquiatria pelo IPUB – UFRJ.