Município tem mais de 95% de esgoto tratado e 100% de abastecimento de água para população
Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio em saneamento básico. Levantamento do Instituto Trata Brasil, divulgado esta semana, mostra que a cidade alcançou 95,34% de esgoto e 100% de água tratados para a população.
“Niterói é referência no saneamento básico, e isso é resultado dos investimentos que ultrapassam R$ 150 milhões, desde 2013. Já atingimos o índice de 100% de abastecimento de água no município e chegaremos, ainda este ano, a 100% de esgoto coletado e tratado com a construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto, o que vai universalizar a cobertura de saneamento”, explicou o prefeito Rodrigo Neves.
Para o secretário de Planejamento de Niterói, Axel Grael, a pesquisa aponta também que o município ficou muito acima da média de 53,2% entre as cidades do País, em se tratando de coleta de esgoto.
“O ranking mostra que os fortes investimentos feitos no saneamento se convertem em saúde e qualidade de vida para a população. Niterói vai avançar ainda mais, não só com a universalização do esgoto tratado, mas também com o Plano Municipal de Saneamento, que fará a cidade avançar na sustentabilidade, um tema muito central para Niterói”, ressaltou.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura apresentou o plano citado por Axel Grael, em audiência pública na Câmara de Vereadores. O objetivo de estabelecer metas de curto, médio e longo prazos, visando a melhorias no atendimento dos serviços de saneamento básico e, principalmente, a garantir a universalização do acesso de toda a população aos serviços que são essenciais à adequada qualidade de vida e saúde pública.
Com quatro frentes de atuação – abastecimento de água, coleta de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem – o plano dará ênfase, sobretudo, às considerações sobre drenagem dos rios, valões e lagoas da cidade. A ideia é, neste primeiro momento, cadastrar toda a área do primeiro distrito – Centro, Zona Sul e Zona Norte da cidade.