Mulheres poderão tatuar o lema em duas cores, para diferentes tons de pele
Inspirado na campanha nacional contra o assédio no Carnaval, o bloco “Não é Não”, criado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói, desfila na próxima quinta-feira (20). Para 2020, a novidade fica a cargo da tatuagem para as folionas gravarem na pele o grito por respeito. São duas cores pensadas especialmente para diferentes tons de pele. A expectativa é que a adesão dobre em relação à edição do ano passado.
Niterói é o único município da região metropolitana que tem dentro da campanha um bloco criado com essa finalidade. O desfile será realizado na Praça do Rink, com concentração a partir das 17h.
“O bloco surgiu da necessidade de fortalecer a luta das mulheres e dar visibilidade à campanha. O assédio ocorre ao longo do ano todo, porém, no carnaval, é mais acentuado, já que a mulher está exposta, e o homem tem um entendimento de que tudo é permitido”, explica a subsecretária da Codim, Ana Lúcia Fernandes. “A mulher tem o direito de participar da maior festa popular sem ser assediada, importunada e constrangida”.