No local, será construída uma extensão do novo Mercado Municipal, que vai abrigar um centro cultural e um edifício garagem com 300 vagas
A Prefeitura de Niterói iniciou a demolição do galpão que fica atrás do Mercado Municipal Feliciano Sodré, no Centro, e pertencia ao governo do Estado. As 35 famílias que ocupavam o galpão e uma construção anexa se mudaram, com auxílio do Município. Os moradores estão recebendo um benefício assistencial, no valor de R$ 1.002,00. Antes e durante a desocupação, que foi pacífica, assistentes sociais prestaram assistência aos moradores.
A Prefeitura também disponibilizou caminhões de mudança e vans para levar as famílias para suas novas moradias. Todas as famílias que moravam no galpão foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida. Elas vão receber o benefício social até a entrega dos imóveis.
“Conseguimos, há algumas semanas, a municipalização do antigo galpão estadual do Ceasa, que estava ocupado por dezenas de famílias há anos. Uma ação planejada de assistência às famílias foi feita por equipes da Prefeitura. Agora, iniciamos a demolição do prédio e vamos recuperar o local e a região como um todo”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou que o trabalho de demolição está sendo realizado por equipes da Emusa, e a previsão é de que todo o trabalho seja concluído em 20 dias.
“A fase de demolição do galpão deve estar concluída em uma semana. Depois, será feita a retirada do material e limpeza da área para que seja iniciada a obra”, explicou.
No local ocupado pelo galpão será construída uma extensão do novo Mercado Municipal, que vai abrigar um centro cultural e o edifício garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.