Iza Bahia entre Rafaela Torres e Bia Baltz no lançamento de sua grife

Dobradinha cultural

Cinema e música. A dobradinha cultural é tema do projeto “Memória Musical na Tela”, do Instituto Memória Musical Brasileira, que promove exibições de filmes nacionais sobre a história da MPB em sessões gratuitas pela cidade. Neste fim de semana (14 e 15), o público vai poder assistir ao filme “Tim Maia” no Museu de Arqueologia de Itaipu (sábado às 18h30) e no Horto do Barreto (domingo às 19h).

Jazz & Blues

O projeto “Festival de Verão – Arte na Rua Jazz & Blues”, na varanda do Bar Máfia, em Itaipu, encerra as apresentações de 2019 nesta quinta-feira com a cantora e compositora Giovana Adoracion. A artista levará para o show o seu repertório marcado por recriações de sucessos imortalizados por grandes nomes da cena do jazz e da MPB, como Ella Fitzgerald, Nina Simone, Amy Winehouse, Louis Armstrong e Maysa.

Internacional

O médico niteroiense Antonio Carlos Pantaleão Jr. participou, no último final de semana, de uma conferência sobre cirurgia bariátrica, a B.E.S.T. (Bariatric Endoscopic Surgery Trends) 2019, no Hotel Roosevelt, ponto turístico de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Com o tema “Cirurgia Bariátrica na Era da Medicina de Precisão”, o evento se concentrou na busca de uma abordagem personalizada em cirurgia bariátrica e metabólica. Além disso, o programa incluiu mais de dez transmissões de cirurgias ao vivo de hospitais da região e de colegas de todo o mundo.

Conto(a)s!

Após ter publicado três obras sobre lógica matemática, a professora da UFF Márcia da Silva Martins surpreendeu, recentemente, ao escrever um exemplar de poesia (Entre Verbo e o Coração), e agora, pasmem, está lançando o livro Encontros entre Contos. A educadora – que é carioca, mas mora há 27 anos em Niterói – acredita que matemática e literatura se complementam. Alguém duvida?!

Aulão

Para comemorar o final do ano, o shopping Central Prime e a Bodytech promovem uma aula especial com exercícios funcionais, na Praia de Icaraí, neste sábado, das 09h às 10h30. O evento é gratuito, tem censura livre e as inscrições poderão ser feitas nas redes sociais do shopping (@centralprime).

Medalhistas

Os atletas de MMA do Projeto Estilo Livre, de Niterói, conquistaram sete medalhas no Pan American Open Championship Of Martial Arts, realizado no início deste mês na Vila Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro. As medalhas também garantiram o direito de 11 atletas do projeto participarem do mundial em Maio, na Argentina. Parabéns!

Ler é preciso
Dez bibliotecas abertas no período de um ano. Esse foi um dos presentes ganhos pelos alunos da rede municipal de ensino de Niterói ao longo de 2019. E ano que vem, segundo o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, tem mais. A origem das bibliotecas escolares são as antigas salas de leituras, que se transformaram num novo espaço para democratizar o acesso ao livro e ampliar o aprendizado dos alunos.

Decora Niterói

Três amigos, a florista Silvia Cosenza, o fotógrafo Renato Moreth e a design de interiores Alexandra Barcellos, se juntaram para realizar a Mostra e Feira de Design de Interiores, que terá sua primeira edição nos dias 21 e 22 de dezembro, na sobreloja do Shopping Crystal, na Moreira César. A ideia é realizar outras edições em vários pontos de Niterói, sempre voltadas para a decoração de interiores. Entre os expositores que já confirmaram presença estão Luiz Alberto Guimarães, Fernanda Lobianco, Rogério Gleich, Silvia Cosenza, Glaucia Guimarães e Olga Ceotto.

Justa homenagem

O baixista niteroiense, Arthur Maia, será homenageado neste domingo, dando nome à lona cultural que funcionará no Horto do Barreto, espaço que, sem dúvida, fará diferença para o lazer e a cultura na zona norte da cidade. Arthurzinho, como era conhecido, foi secretário municipal de Cultura e um baixista reconhecido mundialmente. Faleceu cedo, mas deixou uma legião de fãs e amigos.

Saber envelhecer

É preciso ter cuidado para não se deixar levar pelo desejo de manter a beleza a todo custo, quando do avanço da idade. Quem faz o alerta é a dermatologista Eloísa Ayres, preocupada com a grande oferta de procedimentos que, se não forem corretamente indicados para cada pessoa, podem comprometer traços e mudar drasticamente a fisionomia. Para ela, é preciso consciência e cautela, tanto dos pacientes quanto dos profissionais. Fica a dica. Quem avisa, amigo é!