Inauguração será neste domingo. A instalação da lona, que tem cerca de 450 metros quadrados, faz parte do projeto de revitalização do parque
O Parque Municipal Palmir Silva, conhecido como Horto do Barreto, na Zona Norte, ganhará, neste domingo (15), às 10 horas, uma lona cultural. O novo espaço, que funcionará no anfiteatro do parque, receberá o nome do niteroiense, baixista e ex-secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, que morreu há 1 ano, em 15 de dezembro de 2018, quando sofreu uma parada cardíaca.
Para a inauguração do espaço, haverá atrações artísticas, além da chegada de Papai Noel. A programação conta com apresentação da cantora e compositora Bia Bedran, do grupo de samba Filhos de Sinhá e do Duo Canta Canta Minha gente, formado por Raoni e Dandara Ventapane, netos de Martinho da Vila.
A instalação da lona, que tem cerca de 450 metros quadrados, faz parte do projeto de revitalização do parque, que vem sendo realizado pela Prefeitura de Niterói desde o ano passado. Além da instalação da tenda no anfiteatro, o Horto ganhou ainda um jardim japonês, além da instalação de um novo portal de entrada.
“Para o apoio da lona tensionada foram construídos pilares de concreto armado com estruturas metálicas”, explica o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.
O investimento da Prefeitura de Niterói para este projeto foi de R$ 523.761,43.
A homenagem a Arthur Maia foi uma iniciativa do deputado estadual Paulo Bagueira.
“Sugeri ao prefeito Rodrigo Neves a homenagem, que foi prontamente atendida. É uma forma de perpetuar o talento de Arthur Maia para as futuras gerações”, contou Bagueira. “Além de ter se destacado como secretário municipal da Cultura, sendo responsável em levar para o Parque Palmir Silva uma série de atividades, Arthur Maia era um músico excepcional e que levou o nome de Niterói para o mundo inteiro através do seu reconhecido talento”, completou o deputado.
Sobre Arthur Maia
Uma das referências do baixo elétrico no Brasil, Arthur Maia era sobrinho do baixista Luizão Maia, com quem aprendeu as primeiras técnicas. Em 1990, Arthur Maia gravou seu primeiro disco solo, que ganhou o Prêmio Sharp. O niteroiense marcou presença em festivais internacionais como o Montreux Jazz Festival e o Free Jazz Festival, além de ter acompanhado grandes nomes da música como Ivan Lins, Luiz Melodia, Lulu Santos, Djavan, Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Maia ocupou o cargo de secretário de Cultura de Niterói no período de 2013 a 2016.