A Prefeitura de Niterói vai ampliar o convênio do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). Com isso, o número de vagas disponíveis para que policiais militares trabalhem na cidade nos dias de folga, reforçando a segurança, subirá de 300 para 400. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves nesta semana durante solenidade de entrega de 10 novas viaturas para uso dos policiais do programa, no pátio de 12º Batalhão da Polícia Militar, no Centro.
“Esses novos policiais e essas viaturas reforçam o policiamento nas ruas, principalmente nesse período de compras de Natal. Isso permite que o 12º Batalhão, com seu efetivo regular e permanente, amplie e reforce o policiamento onde o Proeis e o Niterói Presente ainda não chegaram. Eu acredito que esse trabalho integrado das forças de segurança com a Prefeitura de Niterói tem dado resultados muito positivos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
O prefeito também destacou o trabalho dos agentes do Niterói Presente e da Guarda Municipal e os investimentos da prefeitura em ferramentas como o cercamento eletrônico total e o monitoramento a partir do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) como os responsáveis pela queda nos índices de criminalidade em Niterói apurados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
“A Prefeitura de Niterói vai investir até o final de 2020 R$ 300 milhões em segurança pública. É o maior investimento de uma prefeitura nessa área no Brasil. Investimos em segurança mais do que muitos estados e os resultados são positivos. Agora em novembro, tivemos uma redução de 80,28% no roubo de veículos na cidade em comparação a novembro de 2018, a maior redução desse índice nos últimos 20 anos em Niterói. Em algumas regiões da cidade, como a Zona Sul, a redução foi ainda maior, de 92%”, disse o prefeito.