Neste sábado (16), duas comunidades de Niterói receberam incentivos da Prefeitura de Niterói para a prática do esporte. Pela manhã, o prefeito Rodrigo Neves, inaugurou uma nova área de lazer no Morro do Céu, Caramujo, na Zona Norte. Em seguida, esteve na Grota do Surucucu, em São Francisco, para a assinatura da ordem de início das obras de uma quadra poliesportiva.
A nova área de lazer no Morro do Céu conta com uma quadra poliesportiva, vestiários, playground com brinquedos, quadra de areia e academia para terceira idade. O investimento do Município neste projeto foi de R$ 877.989,31.
O prefeito lembrou que quando assumiu o governo, em 2013, o bairro do Caramujo apesentava uma situação de completo abandono e que, agora, a comunidade vive uma realidade diferente.
“Realizamos e ainda estamos realizando aqui obras de encostas, que salvam vidas. Abrimos o módulo do Médico de Família, a Umei Zilda Arns, reformamos e reabrimos o Ciep do Caramujo e investimos mais de R$ 25 milhões em moradias populares, e agora, estamos entregando mais uma área de lazer e convivência. São conquistas importantes, que trazem nova esperança e qualidade de vida para a população. Tenho muito orgulho de comemorar mais essa vitória”, ressaltou Neves.
“Antes, eu tinha vergonha de dizer que morava aqui. Hoje, o sentimento mudou e só tenho orgulho. Não piso mais lama, temos rede de esgoto e, agora, um espaço para as crianças brincarem, jogarem bola. Tenho oito filhos e seis netos e quero que cada um deles tenha orgulho também do bairro ondem moram”, contou Sandra.
O novo ginásio poliesportivo receberá o nome do jogador de futebol Dyogo Costa Xavier de Brito, o Dondon, 16 anos, morto em agosto deste ano durante uma operação policial na Grota. O jovem estava a caminho do treino. Na ocasião, o prefeito recebeu a família de Dyogo em seu gabinete e falou sobre a homenagem.
“O objetivo da homenagem é incentivar os jovens a praticarem esportes e melhorar a qualidade de vida dos moradores, por isso, estamos desenvolvendo diversos projetos em comunidades que incluem a revitalização de espaços como o da Grota. O maior problema do nosso país é a desigualdade social e não podemos aceitar isso. Precisamos reduzir as desigualdades para não termos mais perdas como a do Dyogo. Em Niterói, temos investido na educação, na saúde e em obras de infraestrutura, assim como a criação do Pacto Contra a Violência”, enfatizou Rodrigo Neves.
“Apesar da enorme tristeza que sinto com a perda do meu neto, sei que ele vai servir de exemplo para muitos garotos da comunidade. Ele era um jovem exemplar, muito dedicado e esforçado. Esta será uma oportunidade para que eu possa fazer pelos meninos da Grota, o que fazia por ele. Vai ser uma honra poder ensinar um pouco do que sei para essa juventude”, disse o avô de Dyogo, Cristóvão Xavier de Brito.
“Será muito importante ter o esporte como instrumento para fortalecer esta comunidade. Hoje é um dia especial e de muitos significados para todos que estão aqui, seja para nós do governo, como para os familiares do Dyogo e os moradores da Grota”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.
“Hoje, aqui, além de estarmos lançando uma obra, estamos fazendo uma homenagem ao Dyogo e, assim como ele, nenhum jovem será esquecido. Nosso dever é cuidar dos nossos jovens” salientou.
“O Governo vem direcionando ações para as áreas que mais precisam e enfrentado a violência com ações preventivas. Precisamos da participação e da união de todos para termos uma cidade cada vez melhor para se viver. Teremos muito jovens daqui que serão exemplo para Niterói”, pontuou.