Pelo terceiro ano consecutivo, Niterói conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio, e o segundo no ranking nacional de Limpeza Urbana. Esta é a quarta edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela PwC. Foram avaliadas 3.317 cidades de todo o país, incluindo as capitais. Niterói obteve excelentes índices ficando atrás somente da cidade de Santos, em São Paulo.
Neste levantamento, os municípios foram analisados com base em critérios como impacto ambiental e envolvimento da sociedade na destinação do lixo. Para chegar aos resultados, quatro aspectos são levados em consideração: engajamento do Município (população atendida e população total); sustentabilidade financeira (arrecadação específica menos despesa do serviço sobre a despesa total do Município); recuperação dos recursos coletados (material reciclável recuperado sobre total coletado); e impacto ambiental (quantidade destinada incorretamente sobre a população atendida).
Para o presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Carlos Fróes Garcia, o resultado é fruto de um trabalho coletivo da gestão municipal e dos cidadãos.
“Este resultado só foi possível graças a uma gestão responsável e comprometida do atual governo, além, claro, da participação da população de Niterói, que vem, cada vez mais conquistando uma consciência ambiental, contribuindo para nossa colocação neste ranking”, disse Fróes.