Números de outubro mostram também que roubo de rua caiu pela metade em relação ao mesmo período do ano passado

Os índices de criminalidade voltam a apresentar queda em Niterói, seguindo uma tendência que vem sendo registrada desde o início do ano pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com levantamento do Observatório de Segurança do município, em outubro a maior queda foi índice de roubo de carros, 75,52%, seguida pelo roubo de rua, 50,51%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os técnicos do Observatório de Segurança apuraram ainda uma queda significativa no índice de letalidade violenta, com queda de 23,81% em relação a outubro de 2018.

“Temos hoje uma cidade monitorada 24 horas por dia pelos agentes do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que contam com mais de 500 câmeras. Através dos Portais de Segurança, que é um sistema de cercamento eletrônico total, os agentes são acionados, e o cerco é feito de imediato. Os resultados estão cada vez mais expressivos”, ressaltou o secretário do Gabinete Integrado de Gestão de Segurança, coronel Gilson Chagas.

Em outubro, segundo levantamento do Observatório de Segurança, na área da 78ª DP (Fonseca), por exemplo, o número de carros roubados apresentou uma queda de 72,09% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 86 registros de carros roubados em outubro de 2018 contra 24 registrados no mês passado. Na área da 81ª DP (Itaipu), a queda foi de 72,97%, com 37 registros de roubos de veículos em outubro de 2018 e 10 em outubro deste ano.

Em relação aos roubos de rua, com queda de 50,51% em outubro deste ano, a área da 78ª DP (Fonseca) também registrou a maior redução, com o registro de 61 roubos a transeuntes este ano, frente aos 159 registrados em outubro do ano passado. Em termos percentuais, a queda foi de 61,64%. Todas as outras delegacias da cidade também registraram a diminuição no número de registros de roubos de rua: a queda foi de 40% na área da 76ª DP (Centro), de 57,81% na área da 77ª DP (Icaraí), 60% na área da 79ª DP (Jurujuba) e 5,56% na área da 81ª DP (Itaipu).

Com relação à letalidade violenta, os números demonstram redução de 23,81% de redução na comparação de outubro deste ano e outubro de 2018.

Segundo o Observatório, as cinco distritais da Polícia Civil, as cinco companhias da Polícia Militar e as cinco inspetorias da Guarda Municipal de Niterói cumpriram as metas de redução de roubos de rua em suas áreas de atuação.