Novos agentes foram apresentados pela Prefeitura e vão reforçar policiamento em Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca e Charitas, São Francisco e Jurujuba
O prefeito Rodrigo Neves participou nesta terça-feira (1), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, da solenidade de apresentação de 96 novos agentes civis que passam a integrar os quadros do Programa Niterói Presente. Com este chamamento, o número de integrantes sobe 40% e chega a 220 civis. Eles atuarão em conjunto com as equipes do programa formadas por policiais militares nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba.
Ao saudar os novos membros, o prefeito destacou a importância de cada um no trabalho diário de rua e enfatizou que ações de Segurança Pública, como o Niterói Presente, apoiadas pela Prefeitura, têm sido importantes para a redução dos índices de criminalidade na cidade.
“Os primeiros levantamentos dos índices de segurança de setembro apontam que Niterói, pelo nono mês consecutivo, teve redução nos indicadores de criminalidade”, destacou o prefeito. “A prévia mostra redução de cerca de 40% de roubos de ruas e de 60% de roubos de veículos. Após duas décadas de aumentos dos índices de criminalidade, temos todos esses meses consecutivos de redução. Com o Pacto Contra Violência, o plano municipal de Segurança Pública, e o total apoio às forças de segurança, a cidade começa a viver uma outra fase. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões por ano em Segurança. Cerca de dois terços do policiamento da cidade, atualmente, é financiado pela Prefeitura”.
O Niterói Presente é um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Todos os custos do programa são pagos pelo Município, que foi implantado em dezembro de 2017.
O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, destacou a integração das forças de segurança.
“A Prefeitura está tratando a questão da violência de uma forma mais profunda, além do reforço do policiamento, com ações de prevenção”, afirmou o secretário. “Temos a atuação integrada entre o Niterói Presente, polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, com o apoio do Centro Integrado de Segurança (Cisp), com câmeras monitorando a cidade 24 horas e o Sistema dos Portais de Segurança. E também temos projetos sociais e na área de educação. Não queremos somente reduzir os índices queremos dar tranquilidade para a população”.
O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Gilson Chagas, reforçou a importância dos agentes nas ruas.
“O investimento da Prefeitura, aliado ao trabalho integrado com as forças estaduais de segurança, está gerando resultados importantes. O Niterói Presente também tem um papel importante na comunidade, como apoio diário, próximo à população no dia a dia”, disse.
A apresentação dos novos agentes do Niterói Presente foi acompanhada também pela secretária de Fazenda, Giovanna Victer, pelo secretário de Governo, Comte Bittencourt, pelo deputado estadual Paulo Bagueira, pelo Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sylvio Guerra, e pelo coordenador do programa, major David Costa.