A Fundação de Arte de Niterói (FAN) e o Ministério Público Estadual vistoriaram um dos principais acervos de bens culturais da cidade: a Casa Norival de Freitas, na Rua Visconde de Itaboraí, no Centro. A inspeção foi feita pelo presidente da FAN, André Diniz, pela Diretora do Departamento de Preservação e Reabilitação do Patrimônio Cultural (DePAC), Fernanda Couto, e pelo promotor de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio, Luciano Mattos.
O objetivo da visita foi fazer uma avaliação conjunta das condições do imóvel, construído em 1921 e que hoje é incorporado ao Patrimônio do Município. A casa abrigará um espaço cultural multiúso, com linguagem artística. Para que a obra seja executada, o DePAC elaborou um estudo preliminar de restauração total, obedecendo a todos os critérios de preservação.
O estudo já foi enviado ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) para análise, além do mapeamento de danos, completando o projeto. Após aprovação do Instituto, a FAN iniciará o processo de elaboração do Projeto Executivo e posterior contratação de empresa especializada.
“Tão logo a prévia seja aprovada, vamos iniciar o processo de elaboração do projeto executivo e posteriormente a contratação da empresa especializada. Todos os detalhes e características do casarão serão mantidos, mas também teremos que nos preocupar com as obras estruturais”, explicou André Diniz.