Prazo vai até dia 20 de setembro ou até terminarem as vagas

No primeiro dia de inscrições do projeto Niterói Jovem EcoSocial, mais de 300 pessoas foram cadastradas. O projeto, desenvolvido através do Pacto Contra a Violência, em parceria com a Firjan, oferece 400 vagas para jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores de 11 comunidades de Niterói, participarem de um curso de qualificação e realizarem atividades de campo. Os participantes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 750 mensais, além de vale-transporte e lanche nos dias de aula.

Milena Feliciano, de 19 anos, chegou cedo na fila. Para ela, o Niterói Jovem EcoSocial representa uma nova oportunidade de acesso ao mercado de trabalho.

“Essa é uma grande chance para os jovens, como eu, de áreas carentes da cidade. É uma nova perspectiva de futuro”, disse entusiasmada.

Willison Raphael da Souza Pimentel, de 18, também fez questão de realizar sua inscrição logo no primeiro dia.

“Estou confiante e acredito que essa oportunidade poderá fazer diferença na minha vida”, contou.

O período de inscrição vai até dia 20 de setembro ou até terminarem as vagas. Entre os objetivos do projeto estão a oportunidade de capacitação técnica profissionalizante, elevando o potencial de empregabilidade dos participantes, a recuperação de ecossistemas, evitando a ocupação de áreas de risco, além do aprimoramento das competências pessoais dos participantes.

Para participar do projeto, o aluno deve estar matriculado e/ou cursando o ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos); ser oriundo da escola pública e/ou bolsista integral de escolas privadas; ter terminado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Confira como e onde se inscrever, e os pré-requisitos para participar do projeto

Quem pode participar

O Projeto tem como foco jovens com idades entre 16 e 24 anos, de todos os gêneros. Poderão se inscrever moradores de 11 comunidades de Niterói: Preventório, Holofote, Vila Ipiranga, Cavalão, Vital Brazil, Sousa Soares, Santo Inácio, Morro do Céu, Morro do Arroz, Morro do Estado e São José.

Pré-requisitos

Para participar do projeto, o aluno deve estar matriculado e/ou cursando o ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos); ser oriundo da escola pública e/ou bolsista integral de escolas privadas; ter terminado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Cursos oferecidos

Os cursos serão ministrados e certificados pelo Senai Niterói nas seguintes áreas de qualificação: eletricista de automóveis; mecânico de motocicletas; mecânico de motores Ciclo Otto; auxiliar de padaria e confeitaria; auxiliar de cozinha; pizzaiolo; instalador hidráulico residencial; assistente administrativo; montador e reparador de computadores; costureiro industrial de vestuário; confeccionador de bolsas em tecidos. A qualificação terá 17 meses de duração, iniciando em outubro.

Onde se inscrever

Os candidatos poderão realizar a inscrição na Firjan Senai Barreto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O endereço é Avenida General Castrioto, 460, Barreto.

Documentos necessários para a inscrição

Comprovante de escolaridade

Cópia da carteira de identidade

Cópia do CPF

Cópia do comprovante de residência

Comprovante de conta bancária (xerox do cartão bancário)

Requerimento de inscrição preenchido com letra legível